terça-feira, 21 de junho de 2011

A Direita na atualidade

No passado, os grupos de direita se assumiam como tal, e podemos ver historicamente as atrocidades que foram realizadas em torno de um ideal comum entre superioridade social e racial, sempre em nome do progresso. Os grupos de esquerda eram covardemente perseguidos, visto sua desarticulação e fragilidade. Em períodos mais distantes da atualidade, o que víamos era um discurso realmente coerente com a prática. Eram elitistas, racistas, capitalistas selvagens, porém assumiam isto e agiam de acordo com estas doutrinas.

Com o passar dos anos, tivemos a facilidade da veiculação de informações, propiciada pela 3ª Revolução Industrial (Informática e telecomunicações), aumento da escolaridade da população pobre e oprimida, com isto os massacres à movimentos sociais e estudantis tem sido (mesmo que com deturpações) explicitados à sociedade. Os pioneiros da direita perceberam que tendo a população informada, não conseguiriam domá-la com aquele discurso ultrapassado, e então começaram a realizar transformações nestes, a fim de convencer e persuadir a população (a mesma que faz movimentos sociais) que não são conservadores e que os elegendo, vão trazer benefícios ao povo oprimido. Os políticos agora vão às comunidades, dizendo que gostam destas pessoas, abraçam trabalhadores, beijam bebês (e depois tomam banho com álcool pra não se contaminarem); ganham seus votos, são eleitos e, encastelados em seus gabinetes, mandam reprimir e matar esta mesma população. Vemos agora o discurso destoando violentamente da prática.

Não apenas os políticos, mas toda a corja hipócrita que os circundam, reivindicam sustentabilidade, justiça social, acesso à saúde, educação, moradia, igualdade racial....... Utilizam-se de todo o vocabulário politicamente correto, mas em seu âmbito privado vemos a completa negação desta falácia. Estão usando carros importados (quando em seus discursos valorizam a industria nacional) blindados (com medo da violência que a polícia deve reprimir), que poluem muitíssimo com gasolina (dizendo que vão investir em energia limpa), vão aos seus hospitais de primeira linha, usando seu plano de saúde premium (dizendo que o sistema público de saúde nunca esteve tão bom), após contar uma piada racista ou homofóbica e deixarem seus filhinhos em uma escola particular. Toda a hipocrisia está circulando na elite política e econômica e estas contradições vão explodir como explodiram em outros momentos da história. O que falta são pessoas divulgando estas praticas diárias.

Este é o quadro da direita na atualidade. Tem um discurso demagogo e hipócrita. Age de acordo com toda a força elitista do passado, salvo algumas mínimas concessões, mas agora utiliza o discurso –e não mais a força- a fim de se manterem no poder.

Tenham um bom dia; hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário